SEJA BEM VINDO

Marcha Trans

Acontecendo anualmente no Dia Nacional da Visibilidade Transgênero em 29 de janeiro e em celebração as lutas de todas as pessoas trans durante todos esses anos, a ATS — Associação Transgênero de Sorocaba, em parceria com a SIAS (Secretaria de Igualdade e Assistência Social), artistas locais e militantes da causa LGBTQIA+, fundou a 1ª MARCHA DA VISIBILIDADE TRANS DE SOROCABA no ano de 2018, sendo a primeira cidade do Brasil a ter uma marcha nas ruas dedicada a população transgênero.

1ª MARCHA DA VISIBILIDADE TRANS DE SOROCABA (2018)

​     Com o tema "Viver, Resistir, Persistir e Transformar", tínhamos como objetivo celebrar a existência das pessoas trans e mostrá-las seu poder de transformação em nossa sociedade. A primeira marcha atraiu um público de 1000 pessoas, contando com diversos atos, shows e apresentações artísticas, marcando o início de um momento histórico na militância em Sorocaba.

2ª MARCHA DA VISIBILIDADE TRANS DE SOROCABA (2019)

Em 2019, o tema da segunda edição foi "Acolher e Resistir: Fortalecendo Vidas Trans", trazendo como pauta a importância de acolher e fortalecer as pessoas trans em todas as situações, levantando debates e reflexões sobre como se unir e transformar a nossa comunidade. A marcha, assim como no ano anterior, trouxe atos políticos, shows e apresentações artísticas.

3ª MARCHA DA VISIBILIDADE TRANS DE SOROCABA (2020)

Em 2020, em sua terceira edição, o tema escolhido foi "Bota a Cara no Sol", buscando levar a população LGBTQIA+ para as ruas, fortalecendo o movimento da Marcha Trans em toda a cidade de Sorocaba, lutando pelo direito ao respeito, visibilidade e representatividade da comunidade trans. O evento também contou com atos políticos, shows e apresentações artísticas.

4ª MARCHA DA VISIBILIDADE TRANS DE SOROCABA (2022)

Em sua quarta e mais recente edição, em 2022 o tema foi "Gerações Trans: passado, presente, futuro". Devido a pandemia do Covid-19, a Marcha foi realizada de forma online, mostrando diversas trajetórias através de depoimentos, apresentações artísticas, shows e muitos debates.