SEJA BEM VINDO

SOBRE A ASSOCIAÇÃO

Sobre

A ATS – Associação de Transgêneros de Sorocaba – foi fundada em 28 de janeiro de 2017 em um evento público realizado na cidade de Sorocaba, que contou com presença e apoio da sociedade civil e do poder público. A ATS constitui-se como personalidade jurídica de direito privado sem vínculos jurídicos, administrativos ou partidários.

A associação nasceu da necessidade de integração e inclusão de pessoas transgênero das mais diversas identidades, sendo essa a sua principal missão, desdobrando-se em seus objetivos sociais. São eles:

• Promover a inserção das pessoas transgênero à sociedade civil através de debates, cursos e atividades de formação;

• Defender o direito ao uso do nome social e a retificação do prenome no registro civil, bem como ao seu reconhecimento nas diversas esferas públicas;

•  Trabalhar pela inclusão das pessoas transgênero ao mercado formal de trabalho;

• Batalhar pela criação de um abrigo e centro de acolhimento LGBTQIA+, bem como da criação de um ambulatório para atendimento de saúde para pessoas transgênero no município.

Dentre as ferramentas de que a associação dispõe para atingir esses objetivos, estão:

• O programa de atendimento psicoterapêutico gratuito para pessoas trans em situação de vulnerabilidade;

• O programa de distribuição de kits de higiene e profilaxia;

• O acolhimento social para pessoas trans e integração na rede de acolhimento, junto com o encaminhamento   de demandas para o poder público;

• A realização anual da Marcha da Visibilidade Trans de Sorocaba;

• O curso anual de formação de gênero e diversidade sexual, aberto a comunidade;

• O curso “PreparaTrans”, buscando ajudar pessoas trans em cursinhos e concursos públicos;

• A promoção de mutirões de informação sobre uso do nome social e de retificação do prenome civil.